Páginas

segunda-feira, 2 de maio de 2011

QUESTÃO DE PELE

Acne, pés de galinha, manchas, flacidez… Nós listamos o que mais incomoda as mulheres no quesito beleza do rosto e apontamos os tratamentos mais eficientes para sanar tais imperfeições. Vá direto ao “X” da questão e descubra como resolvê-lo de vez!


PÉ DE GALINHA e LINHAS FINAS
Solução > toxina botulínica

A toxina botulínica, um paralisante muscular, lidera o ranking dos procedimentos estéticos sem cirurgia para correção de pés de galinha e linhas da testa, que surgem devido à contração muscular. “O procedimento é realizado em poucos minutos e o resultado pode ser sentido após dois dias. Esta é uma das vantagens desse tratamento, que pode ser feito em qualquer época do ano, sem a necessidade de restrição solar por longos períodos”, afirma o cirurgião plástico Gustavo Rocha (SP). É recomendada uma reaplicação da toxina botulínica de três a nove meses depois da primeira sessão, mas isso pode variar de paciente para paciente. As contraindicações ficam para as gestantes, que devem evitar esse tipo de tratamento, bem como pessoas alérgicas ao produto, portadoras de doenças neurológicas ou que façam uso de alguns antibióticos específicos. A aplicação antes dos 18 anos também não é recomendada.

MANCHAS DE SOL
Solução > peeling

As chamadas melanoses solares são manchas escuras, pequenas, mas isso não impede que cresçam e comprometam grandes áreas da face, do dorso das mãos e dos braços, colo e ombros – regiões bastante expostas à radiação ultravioleta. O problema surge com mais frequência em pessoas de pele clara, que não fazem (ou não fizeram) uso de protetor solar durante a juventude. Para amenizar a aparência das marcas, os peelings são boas opções. O Amelan, por exemplo, à base de ácidos kójico e azeláico e hidroquinona, suaviza manchas de sol e, ainda, rugas e cicatrizes de acne. De acordo com a dermatologista Simone Veloso, consultora do SPA Crystal Hair (RJ), o tratamento promove uma renovação celular, tem ação despigmentante, clareadora e rejuvenescedora, pois age sobre rugas finas. São indicadas cinco sessões, no máximo, com intervalo de 15 a 20 dias entre cada uma.
.
MANCHAS DE GRAVIDEZ
Solução > ácido mandélico

Elas se caracterizam pelo surgimento de marcas escuras ou acastanhadas na face, especialmente na região malar, na testa, no nariz e no lábio superior, e se apresentam em forma de placas, cujo contorno parece ter um pontilhado irregular. Nem sempre, elas são fáceis de driblar, pois a eficácia do tratamento depende da profundidade em que se encontram (na epiderme ou na derme). O uso de laser ou a aplicação de uma substância química, em forma de peeling, pode amenizar o quadro. Uma boa opção é o Peeling de Ácido Mandélico oferecido na Dicorp (RJ). Uma das vantagens deste alfahidroxiácido derivado de amêndoas amargas, é que ele pode ser aplicado em peles morenas. São necessárias quatro sessões, com intervalos de 20 a 30 dias entre cada uma.

FALTA DE TÔNUS
Solução > laser de co2

Estudos mostram que a partir dos 25, 30 anos o colágeno, proteína responsável pelo turgor da pele, começa a se degradar. Fatores externos, como sol, fumo, sedentarismo e má aliementação colaboram (e até aceleram) esse processo. A genética, bem como as características raciais também influenciam: pessoas de pele negra têm fibras de colágeno mais densas, além da proteção natural da melanina contra com a ação do sol (leva ao envelhecimento e à degradação da pele de forma geral), ao contrário das peles claras. Para reverter a flacidez, é preciso promover o surgimento de novas fibras elásticas. O tratamento com o laser de CO2 fracionado tem se mostrado um dos mais eficazes procedimentos com tal finalidade, pois ele trata a pele de maneira profunda. O aparelho dispara um feixe de luz que promove centenas de microlesões na pele, preservando áreas ao redor. Estes locais intactos realizam um processo de reconstituição e recuperação da pele atingida, de forma eficaz e rápida. “Durante o processo é produzida uma grande quantidade de colágeno, fundamental para o rejuvenescimento da pele, que ficará muito mais saudável e com aparência jovial. A tecnologia utilizada pelo laser CO2 fracionado não oferece risco de hiperpigmentação e nem de superaquecimento da pele”, conta o médico Jorge Mariz, da Personal Clinic (RJ). São necessárias, em média, de três a cinco sessões. Preço sob consulta.

OLHEIRAS
solução > dormir bem + hábitos saudáveis + luz intensa pulsada
Os motivos são muitos para você acordar com aquele aspecto de urso panda (menos gracioso, claro): noites maldormidas, estresse, envelhecimento, cigarro, álcool, fatores genéticos, falta de nutrientes, excesso de sol e até alergias. Eles podem desencadear alteração na circulação na região das pálpebras, acúmulo de hemoglobina e excesso de melanina ou depressão na parte interior dos olhos, causando o aparecimento das olheiras. Para atenuar, ou até mesmo prevenir o surgimento do problema, o dermatologista Leonardo Spagnol, do Instituto de Dermatologia e Estética (RJ), avisa que é fundamental, acima de tudo, manter uma vida equilibrada. Ter hábitos saudáveis beneficia a produção do colágeno e estimula a renovação das células, que são fatores que combatem o surgimento das olheiras. Dormir, pelo menos, oito horas todas as noites; beber bastante água; consumir muitas frutas como melão e melancia; incluir verduras, principalmente as verdes (alface, repolho e espinafre), na alimentação; e praticar exercício físico é essencial”. Tratamentos com luz intensa pulsada são boas opções para sumir com a aparência escurecida da região. Os equipamentos utilizam uma faixa de luz compatível com a melanina (que causa a aparência escura) e com a hemoglobina (responsável pelo efeito arroxeado) das pálpebras. O procedimento é rápido e indolor e são necessárias cerca de quatro a seis sessões (sendo uma por mês).

OLEOSIDADE
Solução > limpeza de pele

A produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas atinge 80 a 90% das mulheres jovens. Herança genética é o que mais contribui para este alto número, mas há fatores desencadeantes, como alterações hormonais, excesso de sol, variações climáticas, estresse, má alimentação e até mesmo o uso de cosméticos inadequados para o tipo de pele. Além do uso de produtos específicos para este caso, realizar limpeza de pele com profissional qualificado é outro cuidado que deve ser seguido mensalmente.

 
CRAVOS, ESPINHAS & CIA
solução > terapia conjunta

apesar de ser mais frequente na puberdade, ninguém está livre do problema só porque passou dos 18 anos. Mesmo quem nunca apresentou acne na adolescência pode enfrentá- la na fase adulta, em decorrência de disfunções hormonais (síndrome dos ovários policísticos, alterações das glândulas suprarrenais ou aumento da sensibilidade da pele aos hormônios masculinos). neste caso, as manifestações costumam ser mais profundas, formando nódulos avermelhados, com menos pústulas. as áreas mais atingidas são queixo, mandíbula e pescoço. cravos abertos (pretos) e fechados (brancos) também são frequentes. na onodera estética (rJ), o acne control, um tratamento cosmético que auxilia a acalmar e recuperar o equilíbrio da pele adulta acneica, atua no controle do excesso de oleosidade e desobstrui os poros da pele. a fórmula utilizada no processo conta com ativos com ação anti-infl amatória, que restabelecem o equilíbrio e a uniformidade da pele comprometida. são recomendadas seis sessões, no mínimo, bem como o uso de cosméticos em casa, para intensificar o resultado.

RESSECAMENTO
Solução > cosméticos poderosos

Comum em climas tropicais, a pele seca se apresenta opaca, fina e sensível. Além disso, tem a aparência áspera e com pouca elasticidade (por isso tem mais probabilidade de desenvolver rugas e linhas de expressão mais rapidamente se comparadas aos outros tipos). Entre as causas mais frequentes para o problemas estão: pouca atividade das glândulas sebáceas, condições ambientais, envelhecimento natural. Devido à incapacidade de reter umidade, bem como a insuficiente produção de sebo pelas glândulas sebáceas, este tipo de pele sofre com o frio, o ar seco e sol em excesso, pois tende a rachar com muita facilidade. Para vencer o problema, a grande novidade é a aquaporina, capaz de promover uma hidratação inteligente e profunda: ela regula o transporte de água da derme para a epiderme, ou seja, leva água da camada superficial da pele para a mais profunda. O ativo pode ser manipulado em fórmulas ou encontrado em cosméticos comerciais.

DESCAMAÇÃO PÓS-SOL
Solução > hidratação
A pele, quando muito exposta aos raios ultravioleta, tende a ficar vermelha. Isso reflete uma reação de inflamação cutânea, por isso, após a exposição solar, o indicado é utilizar hidratantes calmantes de uso tópico e recorrer à hidratação injetável. “O Mesolis Plus combina duas substâncias hidratantes, o ácido hialurônico e o glicerol. Elas têm uma capacidade extraordinária de reter água, sendo essencial no processo de reidratação, além de auxiliar na recuperação da elasticidade da pele, proporcionando-lhe uma textura melhor, com mais brilho e suporte, e uma aparência rejuvenescida”, explica a dermatologista Adriana Awada (SP). O ácido hilurônico forma um filme sobre a pele, ajudando a “fixar” a umidade, ao promover a retenção da água. Essa ação devolve maciez, suavidade e tônus, além de oferecer uma melhora acentuada na aparência, resgatando a elasticidade e o turgor. Neste tratamento, o ácido hialurônico é injetado em pontos específicos da pele, criando uma espécie de “trama artificial” para que ocorra o efeito desejado. A hidratação injetável também combate o envelhecimento e a flacidez cutânea. O tratamento completo é realizado em três sessões, com intervalos de 30 dias entre cada uma. Quem se submete a esta terapia deve evitar se expor ao sol durante sete dias após a aplicação. Depois, basta fazer uso de um FPS potente.


LÁBIOS ÁSPEROS
Solução > exfoliação + protetor labial

Lábios ressecados são nada sensuais e podem ser tratados com um exfoliante natural feito de grãos finos de açúcar mascavo macerado com gotas de óleo de gergelim. Esfregue a mistura cuidadosamente sobre a região para remover a descamação e as células mortas e, em seguida, aplique uma camada protetora de vaselina para finalizar ou um hidratante específico para a região.


ENVELHECIMENTO PRECOCE
solução > fotobioestimulação

Essa é uma queixa bastante comum entre as mulheres na faixa dos 30 anos que não estavam acostumadas a usar protetor solar durante a exposição aos raios UVA e UVB. Como resultado desse descuido na adolescência, elas ganharam um look envelhecido antes do tempo, o que ninguém quer! Para promover o fotorejuvenescimento, ou seja, a atenuação de linhas e rugas finas, poros dilatados e melhora na textura da pele, a médica Graça Tavares, da Dermobarra (RJ), indica a fotobioestimulação. “O tratamento utiliza luz especial chamada LED (Light Emiting Diode) que age diretamente nas células da pele (mitocôndrias). A irradiação ativa os fibroblastos para produção de colágeno, inibe o trabalho das enzimas que destroem o mesmo, o que combate a flacidez até a melhora o processo cicatricial e inflamatório”, diz a médica. O procedimento demora 20 a 30 minutos, é indolor e confortável. Também não causa vermelhidão ou ardor no local manipulado. A recomendação é de duas aplicações semanais, totalizando 20. Os resultados da técnica são progressivos.

PÁLPEBRA GORDINHA
solução > cirurgia plástica

Segundo o cirurgião plástico Débora Cristiam Galvão (SP), cada vez mais pacientes com menos de 30 anos têm procurado fazer cirurgia plástica na região periorbital. “Por volta dos 30 anos, já se fazem notar mudanças na pele da região dos olhos, principalmente nas pálpebras inferiores, que podem denotar aparência cansada e entristecida. A flacidez da pele da região com a queda dos supercílios e a formação de bolsas de gordura, além dos famosos pés de galinha são os sinais mais comuns”, diz. De acordo com a especialista, a cirurgia plástica na região dos olhos é atualmente menos invasiva. “Há um novo conceito chamado ‘no touch’ assegurando que as bolsas de gordura das pálpebras inferiores sejam melhoradas sem corte na pele e/ou trauma no músculo orbicular. Através da incisão transconjuntival, ou seja, por dentro da pálpebra inferior, é realizado o reposicionamento das bolsas sem precisar dar ponto. Nas pálpebras superiores, o excesso de pele é retirado e a cicatriz fica escondida na dobra do olho. Desta forma, há menos trauma na região e a recuperação é muito mais rápida”, explica a cirurgiã plástica.

PINTINHAS E MAIS PINTINHAS
solução > microdermoabrasão

As sardas são causadas pelo aumento da melanina na pele. Elas aparecem, principalmente, em pessoas de pele clara e ruivas. Além da herança familiar, a exposição excessiva ao sol tende a desencadear ou piorar o quadro. As manchas se localizam, principalmente, no rosto, colo e ombros. Apesar de muita gente achar as tais das pintinhas um verdadeiro charme, há quem não se sinta nada confortável em desfilar por aí com o rosto cheio de sardas. Um opção para amenizar o efeito pintadinho da pele é o Peeling de Cristal, procedimento denominado clinicamente como microdermoabrasão. A sua aplicação é bastante simples e a paciente não precisa se afastar da sua rotina diária enquanto estiver se submetendo ao tratamento. Entenda como ele funciona: uma “caneta” que emite jatos de microcristais de óxido de alumínio é aplicada sobre o local. Estes cristais removem as células mortas (camada superficial da pele) e estimulam a produção de células jovens, fazendo com que a pele melhore sua textura e de forma geral, tornando-se mais homogênea.


SENSIBILIDADE
solução > água termal

A pele delicada exige cuidados redobrados, pois é bem mais fina e frágil do que as outras. Extremamente sensível às mudanças climáticas e ao uso de cosméticos inadequados, apresenta vermelhidão, ardor, prurido e manchas como reações alérgicas. De modo geral, as peles claras
têm mais tendência à sensibilidade. A melhor recomendação é buscar orientação dermatológica, pois somente um médico poderá diagnosticar o problema corretamente e recomendar o melhor tratamento. Agora, se você é do tipo que gosta de testar novas fórmulas, antes de iniciar o uso de qualquer cosmético, faça o teste da irritação: aplique o produto numa pequena área do rosto e aguarde uma ou duas horas para observar como a pele reage. Evite formulações que contenham ácidos e tire proveito do poder hidratante e refrescante das águas termais.


POROS DILATADOS
solução > produtos específicos

Pele com brilho excessivo e poros abertos demais são desconfortos comuns causados pela oleosidade excessiva da pele. Ao longo do dia esses efeitos aumentam, influenciando na queda da vitalidade do rosto e na obstrução dos pontos, dando a impressão de desleixo. Para resolver esse desconforto, é essencial realizar uma limpeza facial pelo menos duas vezes por dia com um sabonete específico para peles mistas ou oleosas e utilizar diariamente produtos para controlar a produção de sebo, principalmente na zona T (testa, nariz e queixo).

Fonte: Revista Plástica e Beleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...